entender a biblia através da teologia

Como Entender a Bíblia Através Da Teologia?

Foi dito que a Bíblia é como um corpo de água no qual uma criança pode caminhar e um elefante pode nadar. O cristão mais jovem pode ler a Bíblia com lucro, pois a mensagem básica da Bíblia é simples.

Mas nunca podemos esgotar sua profundidade. Depois de décadas de estudo intenso, os estudiosos mais antigos da Bíblia acham que mal arranharam a superfície.

Embora não possamos conhecer nada com a perfeição do conhecimento de Deus seu conhecimento é absolutamente exaustivo!, Mas porque Deus revelou as coisas, podemos conhecer essas coisas de verdade.

Tentar entender partes da Bíblia e da Bíblia como um todo pode ser um desafio. Que tipo de estudo deve ser envolvido quando algum leitor sério da Bíblia tenta entender a Bíblia como um todo?

O estudo apropriado envolve várias disciplinas básicas interdependentes, das quais cinco são mencionadas aqui: leitura cuidadosa, teologia bíblica, teologia histórica, teologia sistemática e teologia pastoral. Existem cursos de bacharel em teologia a distância online que você pode estudar a través da internet a teologia livre, como os curso da universidade da biblia.

O que se segue analisa cada um deles individualmente e mostra como eles se inter-relacionam e como eles são mais do que meros exercícios intelectuais.

como estudar teologia

Leitura da bíblia atenta

Exegese é a palavra freqüentemente usada para leitura cuidadosa. A exegese responde às perguntas: O que esse texto realmente diz? E O que o autor quis dizer com o que ele disse? Descobrimos isso aplicando sólidos princípios de interpretação à Bíblia.

Fundamental para ler bem a Bíblia é uma boa leitura. Bons leitores prestam cuidadosa atenção às palavras e seus significados e às maneiras pelas quais sentenças, parágrafos e unidades mais longas são reunidas.

Eles observam que a Bíblia é um livro que inclui muitos estilos diferentes de literatura – histórias, leis, provérbios, poesia, profecia, história, parábolas, cartas, apocalípticos e muito mais. Bons leitores seguem o fluxo de textos.

Embora sempre valha a pena meditar em palavras e frases individuais, o fator mais importante para determinar o que uma palavra significa é como o autor usa essa palavra em um contexto específico.

Um dos melhores sinais de boa exegese é fazer perguntas ponderadas que nos levam a ouvir atentamente o que a Bíblia diz.

À medida que lemos o texto de novo e de novo, essas perguntas são progressivamente aprimoradas, aprimoradas, corrigidas ou descartadas.

Teologia Bíblica

Como Deus revelou sua palavra histórica e organicamente?

Estuda a teologia de livros bíblicos individuais por exemplo, Isaías, o Evangelho de João, de coleções selecionadas dentro da Bíblia por exemplo, o Pentateuco, literatura de sabedoria , os Evangelhos, as cartas de Paulo, os escritos de João, e depois traça os temas conforme se desenvolvem ao longo do tempo dentro do cânon (por exemplo, a forma como o tema do templo se desenvolve, em várias direções, para preencher uma teologia da Bíblia inteira o templo Pelo menos quatro prioridades são essenciais:

1. Leia a Bíblia progressivamente como uma coleção de documentos que se desenvolve historicamente.

Deus não forneceu ao seu povo toda a Bíblia de uma só vez. Há uma progressão para sua revelação, e ler o todo de volta em alguma parte inicial pode distorcer seriamente essa parte, obscurecendo seu verdadeiro significado no fluxo da história da redenção.

Isso requer não apenas organizar o material histórico da Bíblia em sua seqüência cronológica, mas também tentar entender a natureza teológica da seqüência.

2. Suponha que a Bíblia seja coerente. A Bíblia tem muitos autores humanos, mas um autor divino, e ele nunca se contradiz. descobre e articula a unidade de todos os textos bíblicos juntos.

3. Trabalhe indutivamente a partir do texto – de livros individuais e de temas que percorrem a Bíblia como um todo.

Embora os leitores nunca possam se divorciar completamente de suas origens, os alunos da reconhecem que o assunto é exclusivamente a Bíblia.

Eles, portanto, tentam usar categorias e seguir agendas que o próprio texto define.

4. Faça conexões teológicas dentro da Bíblia inteira que a própria Bíblia autoriza. Uma maneira de fazer isso é traçar a trajetória dos temas através da Bíblia. Isso é o que os artigos da Bíblia de Estudo.

Muitas vezes se concentra nos pontos de virada no enredo da Bíblia, e sua preocupação mais central está ligada a como o Novo Testamento usa o Antigo Testamento, observando como escritores posteriores das escrituras se referem aos anteriores.

Teologia Histórica

Como as pessoas no passado entenderam a Bíblia? O que os cristãos pensavam sobre a exegese e a teologia?

E, mais especificamente, Como a doutrina cristã se desenvolveu ao longo dos séculos, especialmente em resposta a falsos ensinos?

A está preocupada principalmente com opiniões anteriores à nossa. Mas também podemos incluir sob este título a importância de ler a Bíblia globalmente isto é, descobrir como os crentes em algumas outras partes do mundo lê em o texto.

Isso não significa que eles ou nós!

Estejam necessariamente certos; em vez disso, significa que reconhecemos que todos nós temos muito a aprender.

Estudar cuidadosamente a história da interpretação é uma das maiores ajudas para nos libertar da escravidão involuntária de nossos preconceitos.

Induz humildade, limpa nossas mentes de suposições injustificadas, expõe interpretações errôneas que os outros há muito e corretamente rejeitaram, e nos lembra que interpretar com responsabilidade a Bíblia nunca deve ser uma tarefa solitária.

Saiba Mais no Site: //www.comoentenderabiblia.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *