como ter um relacionamento saudável

Como ter um relacionamento saudável e maduro

Qualquer um que esteja em um relacionamento concordará que o amor é apenas um dos muitos fatores necessários para qualquer compromisso de trabalhar e resistir ao teste do tempo.

Em outras palavras, mesmo que genuinamente amemos alguém, as realidades da vida nos lembram que nada é simples – especialmente quando se trata dos assuntos do coração.

Fazer as perguntas certas e buscar conselhos das pessoas certas pode lhe dar mais chances de finalmente encontrar as respostas para o que realmente faz um relacionamento funcionar.

Depois de reunir tudo o que você precisa, seja a partir de pensamentos de pessoas que o fizeram ou das páginas de uma revista, você descobrirá um conceito unificador que mantém todos eles juntos: a maturidade.

Em definição, a maturidade é a capacidade de uma pessoa responder apropriadamente aos outros e ao mundo exterior. Ser maduro é uma habilidade que se deve aprender e não pode ser adquirida instintivamente.

Então, o que significa ser maduro, especialmente se você está comprometido? Para responder a essa pergunta, continue a ler e descubra maneiras de se tornar mais maduro em um relacionamento.

curiosidades sobre relacionamentos amorosos
curiosidades sobre relacionamentos amorosos

Aborde as necessidades do relacionamento primeiro.

O egoísmo não tem espaço em um relacionamento e a ideia de estar em um compromisso com alguém significa que você tem que pensar e decidir não apenas por si mesmo, mas também pela outra pessoa.

Maturidade significa tomar as decisões certas e trabalhar em metas destinadas a beneficiar não apenas você ou o seu outro significativo. Essas metas devem ser focadas e baseadas no que vocês dois querem e precisam e como as conseqüências podem afetar seu futuro.

Aprenda os valores de confiança, respeito e sinceridade.

Aprenda os valores dos ingredientes mais importantes para um relacionamento feliz e saudável. Confie em seu parceiro que eles têm a força para lutar pelo que você tem. Respeite-os como pessoa e como ser humano. Aprecie a sinceridade e aprenda a expressar amor genuíno e afeto para com o outro.

psicologia de relacionamentos amorosos

Veja as coisas do ponto de vista do seu parceiro.

Nunca pense que você é o único que sabe como fazer o relacionamento funcionar. Você não está sempre certo e você não pode ter a palavra final em tudo. Estar em um relacionamento saudável significa ter a sabedoria para entender e ver as coisas de ambas as perspectivas.

Aceite a realidade de que as pessoas não são perfeitas.

Quando você pode aceitar e tolerar a pior parte deles, quando você pode passar por suas birras mais terríveis e mau humor, isso significa que há uma grande chance de que você pode acabar juntos. É importante reconhecer que a pessoa por quem você está apaixonado não é perfeita e é bonito se, apesar dessas imperfeições, você ainda tem os olhos para ver a melhor parte delas.

No entanto, saiba quando você deve intervir e fazer sua parte para ajudá-los a crescer e inspirá-los a mudar para melhor.

Pratique a paciência e sempre escolha o perdão.

Amar alguém nos torna emocionalmente vulneráveis ​​e é verdade que a pessoa que pode nos tornar mais felizes é a mesma pessoa que pode facilmente quebrar nosso coração em milhões de pedaços. Seu parceiro, assim como você, é apenas humano, capaz de cometer erros.

Há momentos em que você se machucará quando sentir que foi traído ou subestimado. No entanto, não deixe que isso chegue até você. Deixe a paciência lhe dar força e deixe o perdão lhe dar esperança de que tudo é apenas uma parte do processo.

Seja mais sensível e sempre tire tempo para ouvir.

Seja um bom ouvinte e saiba as palavras certas para dizer, dependendo do que o momento requer. Ter a sensibilidade para encontrar as palavras certas pode ajudar o outro a sentir que sempre pode falar com você sobre qualquer coisa. Faça-os sentir que estão com um amigo confiável e um parceiro de apoio.

É importante que os casais compreendam o valor da comunicação e como ela pode criar um vínculo mais forte entre duas pessoas diferentes.

pesquisas sobre relacionamentos amorosos

Aceite o fato de que os relacionamentos não podem ser perfeitos.

Assim como o que foi mencionado na seção anterior, há dias em que o amor da sua vida irá quebrar seu coração. Haverá momentos também, quando você fizer as escolhas erradas que podem eventualmente prejudicar seu relacionamento.

Tudo é apenas uma parte do processo e todos os desafios que você enfrenta como um casal estão lá para fazer ou quebrar você. Não deixe que eles te quebrem.

Perceba as conseqüências destrutivas do excesso de pensamento.

Um sinal claro de maturidade em um relacionamento é quando você não tem mais tempo e energia para acomodar pensamentos negativos e destrutivos que potencialmente poderiam terminar seu relacionamento. Embora muitos jovens casais não confiem e tenham fé em seus outros significativos, seus colegas mais velhos e mais maduros podem facilmente deixar de lado essas emoções desnecessárias.

 

Admita erros e aprenda com eles.

É preciso muita coragem para aprender com os erros que cometemos no passado, mas também é preciso um grande nível de maturidade para admitir que nem sempre estamos certos.

É importante reconhecer essa falha de ser humano: todos cometem erros e muitas vezes deixamos de ver as coisas erradas que fizemos até já ser tarde demais.

Reconheça o poder das palavras e como usá-las.

Palavras são poderosas e como você as usa podem fazer outra pessoa sorrir ou chorar. Aprenda a escolher o que dizer e o que não expressar. Você tem todo o direito de expressar como se sente, bem ou mal, mas não use essa liberdade para magoar intencionalmente a pessoa que você ama.

É preciso muita maturidade para descobrir a vida sozinho e estar em um relacionamento apaixonado com outra pessoa pode tornar tudo mais difícil e mais complicado. Essa é a razão pela qual o amor jovem geralmente não funciona e muitas vezes é o mais trágico.

No entanto, mesmo que você tenha perdido alguém que você ama só porque você não conseguiu fazer isso funcionar, não é um motivo para desistir. Você logo encontrará seu caminho e conhecerá alguém melhor. Aproveite o tempo que você precisa e aprenda o máximo que puder.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *